quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Faleceu o Ti Zé Sevilho...

Ontem faleceu o José Cordeiro, o nosso mais do que conhecido JOSÉ SEVILHO. Durante toda a vida, carregamos imensas mágoas, umas maiores do que outras mas sendo sempre mágoas. Hoje é mais um daqueles dias a que nos vamos ter que nos habituar a que se tornem mais recorrentes do que desejávamos. O tempo passou por nós e está a passar cada vez mais rápido por todos aqueles que connosco partilharam as suas vidas.
 
Ontem, morreu um homem grande, de palavra, daqueles à moda antiga, dos que não choravam, dos que ”podiam ver as tripas de fora”, dos que a vida calejou as mãos e o coração, dos que não voltam nunca mais. Ontem, também morreu um amigo muito mais velho, que me ajudou, que me apoiou, que me defendeu.
 
Fiquei mais pobre, fiquei mais triste, mais só, mais apreensivo em relação à vida, mas a compreender cada vez melhor a nossa importância neste mundo terreno. Falei há bem pouco tempo com ele e estava feliz apesar de tudo. As marcas que a vida lhe tinha feito, tinha-as lá todas e por isso desabafava quase que às escondidas no café, que agora exploro em S. Pedro de Alva. Como era bonito sentir que não queria ser pesado a ninguém, que não queria ser só mais um velho. Assim lia a Comarca de Arganil e procurava comentar comigo as notícias. Continuava tão interessado na vida da região como se de um rapaz novo se tratasse e manifestava a sua opinião.
 
Hoje, já começo a sentir a falta daquele que já quase sem poder, foi das últimas pessoas deste concelho a ter luz em casa. Foi um lutador, um sofredor, viu partir muito antes dele um filho e uma filha e acima de tudo foi incansável na sua luta. Acreditou, lutou e acabou por merecer tudo o que a vida lhe deu. Por isso Zé Sevilho, já que não mais nos vamos ver na tua adega à moda antiga, de terra batida, onde dormias as tuas sestas, tentei desta forma prestar-te a minha última homenagem, dedicando-te estas palavras.
 
Descansa em paz, porque a tua vida foi plena na terra e Deus, terá sempre um lugar para os homens justo no Céu.
 
* António Catela
 
Completando o texto do Catela, no qual não quis alterar nada porque acho que é uma justa dedicatória a um Homem que conheci de bem perto, quer dado ás relações familiares que existem entre ambas as famílias assim como do lugar onde habitou grande parte da sua vida ser próximo da minha casa. O caminho para o Barreiro fazia-se muita vez com uma paragem estratégica em casa dele nem que fosse só para beber um pouco de água fresca de um cântaro de barro que tinha sempre ao fresco na sua adega de que já se falou aqui.
A foto que coloco aqui foi tirada no verão de 2009 (se não estou em erro), num dia quente em que foi a última vez que estive com ele na sua adega. Voltei a casa dele mais algumas vezes mas não com a calma daquela tarde do dia 16 de Agosto. Lembras-te Catela?
Tal como as pessoas do tempo dele, tinha sempre histórias, passagens para contar… Fechou-se uma enciclopédia humana muito rica, com muito saber!
O ti Zé Sevilho celebrava amanhã 94 anos de idade.
O blog de S. Paio envia os mais sentidos pêsames a toda a família! Zé Alberto, um abraço.
O funeral do ti Zé Sevilho será realizado hoje pelas 16H.
Um grande abraço.
JC

1 comentário:

António Costa disse...

A todos os familiares apresento a minhas sentidas condolências pela partida de um Homem afável e bom amigo.
A. Costa - Bxl