terça-feira, 15 de outubro de 2013

Festa de Homenagem a ex-autarcas, beneméritos e outras entidades - resumo longo!


Meus amigos,

Tal como prometi, cá estou eu a relatar como foi mais um fim-de-semana na aldeia!  Este foi diferente! São todos, mas uns marcam mais do que outros. Ontem foi o último acto oficial levado a cabo pela Junta de Freguesia de São Paio de Mondego! E na minha opinião, fechou com chave de diamante (o ouro seria banal).

Foi uma coisa espectacular? Depende simplesmente dos olhos de quem viu… A intensidade foi muita, momentos de sentimentos à flor da pele, muitas presenças em torno deste momento, algumas ausências, mas acima de tudo, muitos amigos desta terra. Sim, foi espectacular...!

Com o que eu vou relatar, facilmente vão conseguir acompanhar nas fotos (ver link no final do texto).

Mas voltamos ao domingo de manhã. Arraial das Ermidas, faltavam 15 minutos para as 12 horas. Prepara-se o local, nas traseiras da Capela para o acto que vai acontecer… Bandeiras, uma mesa de apoio e o Povo começa a chegar. Um compasso para esperar pelo Sr. Gomes. Ah… baralhei-vos? O Nelson “da fábrica” que se atrasou um pouco…
A maneira original que o executivo da presente Junta escolheu para servir de guião a este dia, foi seguir a Acta da última reunião do executivo! Então, uma breve explicação do porquê se fazer esta cerimónia, e começa a leitura da acta.
O primeiro ponto foi a entrega de um donativo em dinheiro aos Bombeiros Voluntários de Penacova (BVP) para ajuda da compra de uma nova viatura. Os BVP neste verão perderam 2 dos seus carros no incêndio da Carvoeira, sendo um deles um carro bastante específico que faz combate directo na frente do fogo. A prioridade é a substituição desse carro. Donativo entregue, o representante dos BVP agradeceu e lembrou um pouco do que é a vida de bombeiro, o trabalho intenso do último verão, uma série de intervenções na nossa freguesia (a última na noite de sábado, na Estrela d’Alva), mas relembraram que isto é apenas uma parte do que é ser bombeiro. O dia-a-dia é socorrer pessoas, quer no domicílio, quer na estrada, transporte de doentes, etc, etc… Donativo merecido e justamente entregue.  O segundo homenageado, foi o Fernando da Conceição Cordeiro, para muitos simplesmente Fernando do rio ou Machado! Toda a gente conhece o Fernando, as suas limitações motoras e o triciclo motorizado que ele usa, já está velhote e com o motor cansado. A Junta, no seguimento de um apoio social que sempre fez, mandou recuperar um triciclo motorizado que estava para ir para a sucata e oferecê-lo ao Machado! Um gesto bonito, muito bonito! O sorriso na cara do Machado foi igual a ele: humilde e sempre grato!

Humberto Oliveira, na condição de Presidente da Câmara de Penacova, tomou a palavra e entre agradecimentos e reconhecimento da vontade e obra deste povo, encerrou a primeira parte da cerimónia.

A segunda parte da cerimónia foi realizada na Quinta da Conchada, freguesia vizinha de Travanca do Mondego. Aperitivo de entrada, chouriço assado e morcela e para muitos foi o descobrir de um empreendimento turístico do nosso concelho que tem uma localização fabulosa.

Entrar para a sala, sentar, sopinha e lombo de porco… tudo regado como cada um bem entendeu! Antes das sobremesas, as restantes homenagens…  Primeiro o reconhecimento de pessoas pelo “(…) contributo prestado à nossa Freguesia, em prol do seu desenvolvimento, Freguesia esta tão pequena no tamanho, mas enorme no querer, passa-se a elencar os beneméritos homenageados, que, desde o ano de mil novecentos e setenta e quatro, cooperaram no progresso de S. Paio de Mondego, contribuindo em diversas obras, que sem a sua ajuda seriam, certamente, difíceis de concretizar (…)”.

O primeiro a ser homenageado foi Francisco Oliveira e Costa, já falecido. Lembrança entregue à sua neta Ilda. Seguiu-se o reconhecimento da Cerâmica Barbosa Coimbra S.A. por tudo que fez (e continua a fazer) pelo povo de S. Paio (tanto a nível humano como material). Uma indústria muito importante do concelho. Recebeu Jorge Ribeiro, neto do fundador. O terceiro homenageado da tarde, o Nelson Gomes, um natural da terra, pelos importantes donativos feitos à terra que permitiu muitas das obras realizadas na freguesia. Seguiu-se o Eng.º Maurício Marques, um grande Presidente de Câmara, sempre presente, sempre atento, sempre pronto! Esta disponibilidade que muita vez valeu a S. Paio um passo em frente! Um filho adoptivo da terra. Discursou e emocionou-se!
Uma homenagem aos BVP, Homens sempre presentes! Recebeu o Professor Simões! Discursou, agradeceu ao Povo pela ajuda aos seus homens e deixou uma palavra de encorajamento.

A mesa de honra estava finalizada, seguiu-se a homenagem aos antigos autarcas (de 1974 até ao presente), porque tal como a própria acta diz “(…) reconhecendo os anos de dedicação e trabalho em prol da Freguesia, da causa pública e dos outros, enunciamos os elementos que compuseram os executivos e assembleias de freguesia (presidente e secretário), desde mil novecentos e setenta e quatro até à data, homens e mulheres por quem nutrimos enorme estima, porquanto, “tantas vezes”, abdicaram das suas vidas pessoais para se dedicarem aos outros (…)".

Começou-se pela Assembleia de Freguesia, homenagens feitas a (muitas das pessoas homenageadas desempenharam funções tanto na Assembleia como na Junta, mas logicamente só foram chamadas uma vez):

1977-1982 --- Manuel dos Santos,
1982–1985 ---João Castanheira Roma e Isabel Maria Cordeiro de Paiva,
1986-1989 --- Jaime Batista Cordeiro e António Castanheira de Brito
1990-1993 --- José Guerra Duarte
1998-2001 --- Alceu dos Santos Fernandes
2002-2013 --- Maria Hermínia Cordeiro Coelho


Passando, agora, aos elementos do executivo da Junta de Freguesia, homenagens a

1974-1976 --- João Castanheira Roma, Álvaro Madeira Duarte (recebeu a esposa) e Jerónimo Craveiro (recebeu a esposa)
1977-1981 --- José Arménio Castanheira Cunha (recebeu a filha), António Duarte Ramos e José Madeira da Fonseca
1982-1985 --- Jorge Manuel de Sande Leitão Ribeiro, António da Fonseca Madeira e José Gonçalves Ramos
1986-1989 --- António Manuel Teixeira Catela, Maria da Purificação Fonseca Cordeiro Ramos e Alceu Fonseca Fernandes
1990-1993 --- António Manuel Teixeira Catela, António de Sousa Cordeiro e Alfredo José Marceneiro Bandeira
1994-1997 --- António Manuel Teixeira Catela, Maria Cristina Sousa Silva Duarte e António de Sousa Cordeiro
1998-2001 --- António Manuel Teixeira Catela, Maria Cristina Sousa Silva Duarte e Alfredo José Marceneiro Bandeira
2002-2013 --- António Manuel Teixeira Catela, Maria Arminda Cordeiro Duarte Ramos e Alfredo José Marceneiro Bandeira

Discursos de Jorge Ribeiro, onde relembrou que foi no mandato da Junta dele que se alterou o nome de São Paio para São Paio de Mondego, deixando para trás o “Farinha Podre”. A Ana Margarida Cunha, em representação do seu falecido pai também dirigiu umas palavras à mesa e à população, deixando felicitações também ao próximo presidente da União de Freguesias a que São Paio passa a pertencer, Vitor Cordeiro! O Catela fez também o seu último discurso na qualidade de Presidente e a Minda também… 

Houve uma surpresa, um gesto simbólico! Foi oferecido ao futuro Presidente da União de Freguesias uma bandeira da "ainda" nossa Freguesia. Recebido pelo seu pai, um pequeno gesto para que ele não se esqueça daqueles por quem agora terá a responsabilidade de lutar, dando também continuidade ao trabalho que tem sido feito na nossa Aldeia!

Seguiu-se as sobremesas e os cafés, estes já servidos no restaurante do hotel, aproveitando o final da tarde na varanda do mesmo com uma vista soberba sobre a albufeira da barragem.

Se aconteceu mais alguma coisa neste domingo, não sei pois ausentei-me pelas 18 horas para rodar até Lisboa!

O meu texto mais longo em 6 anos de blog! Voltarei a ele novamente.. ao tema!


MAIS FOTOS AQUI (DANIELA GUERRA)! BASTA MAIS UM CLIC...

As fotos estão em baixa resolução por questões de rapidez de carregamento, mas se alguém quiser alguma com mais definição, é enviar um e-mail!

Abraço e obrigado! Se o texto tiver erros, mais logo corrijo que já estou com sono...
JC
 

4 comentários:

Alexandre disse...

Tenho pena não ter podido estar presente. Pelo excelente relato, foi um dia memorável.

Parabéns a todos quanto contribuíram / contribuirão para que São Paio de Mondego crescesse / continue a crescer, e aos que elevaram / elevarão o seu Bom Nome por onde passam.

Nota: O uso do futuro justifica-se pois um povo não precisa de ter um "título de freguesia" para ser unido e trabalhar em prol da comunidade. Nada morre, haja força para trabalhar!

Anónimo disse...

Melhor relato não podia ter sido feito. Muito trabalhoso mas de certeza que valeu a pena. Um bem haja Jorge. Até sempre!

kordeiro disse...

Vale sempre, sempre a pena...! Abraço!

kordeiro disse...

Alexandre, um grande "like" para a tua Nota! Abraço!!!!